Tipos de Solo da Construção Civil

22 de Fevereiro de 2017
A Fundação é o alicerce para qualquer obra, independente do tamanho. Portanto, é necessário ter conhecimento sobre o principal ponto antes de começar: o tipo de solo.
 
 
A análise do terreno é fundamental, uma vez que ele está presente em qualquer construção, dá sustentação ao peso e determina características essenciais do projeto em concordância com o seu perfil como drenagem, elevação e localização.
 
 
A Mecânica dos solos divide os materiais que cobrem a terra em grandes grupos como:
 
Rochas - terreno rochoso,
Solos arenosos,
Solos siltosos,
Solos argilosos.
 
 
É importante ressaltar que não se trata de uma divisão rigorosa porque, normalmente, não são encontrados solos que se enquadram exatamente em apenas um dos tipos. A exemplo, na prática, quando apontamos um solo argiloso, estamos, na verdade, afirmando que a maior parte de sua composição é de argila, não o todo.
 
 
O critério mais utilizado para classificar os solos é a análise do tamanho dos grãos que compõem o solo:

 
 
Fica perceptível que a argila é constituída de grãos extremamente pequenos, invisíveis a olho nu. As areias e o pedregulho, entretanto, possuem grãos visíveis e separáveis. 
 
 
Solos Arenosos – Areia é o composto predominante, seguida de grãos grossos, médios e finos, visíveis a olho nu. Não tem coesão (os grãos são separáveis).
 
 
Solos Argilosos – Composto por grãos microscópicos, de cores vivas e alta impermeabilidade. O tamanho dos grãos das argilas faz com que ela seja facilmente moldada com água, apresente dificuldade de desagregação, permita taludes com ângulos na vertical.
 
 
Solos Siltosos – O silte está entre a areia e a argila, porém, não possui todas as características destes dois materiais nobres.
 
 
Grande parte do solo, no país, é argiloso, contudo, é importante ressaltar que, em geral, os solos são misturados. Estudar o local e determinar o tipo de solo é fundamental para escolher a Fundação correta.
  • Estrada Itacolomi, 3005 - São Vicente - Gravataí/RS